BIOGRAFIA - TONINHO DE SOUZA






Toninho de Souza - Auto Retrato.  2018.

Por Anthony Brunner,

                                 

                         Nesta pesquisa, busquei simplificar a Biografia de um artista brasileiro, que nasceu na Bahia em 1951,  em 1952 foi para Uruaçu, e chegou em 1957 em Brasilia. Desde sua infância que mora no Distrito Federal e talvez seja o único artista plastico que nasceu no Brasil e teve a coragem de criar duas linguagens artísticas independentes no Século XX e outra no século XXI para expressar a sua arte em defesa dos problemas sociais, políticos e ecológicos desta aldeia global, utilizando três elementos, um da flora (melancia)  e dois da fauna tropical (tucano e arara).  
                  No primeiro movimento a Melanciacultura, ele criava sua arte de forma figurativa questionando todos os problemas inerentes à sobrevivência humana social e ecológica no planeta de forma incisiva e contundente. 
                 No Melantucanarismo, ele também não foge à luta, porém, com o objetivo de buscar a essência da arte universal, de forma abstrata utilizando seus ícones representativos de seus elementos pictóricos, cada observador interpreta à sua maneira cada obra de arte deste melantucanarista que reinventa suas melancias, tucanos e araras para passar suas críticas e denúncias no objetivo de que a sociedade humana possa viver em harmonia, amor, paz e sem guerras, questionando todos os problemas sociais, políticos e ecológicos do planeta.
                  Na Arte Pós Contemporânea,  conforme seus depoimentos, ele chegou a conclusão que a síntese da arte neste século XXI, é se expressar digitalmente em todos os sentidos e absorvendo todas as tecnologias e criatividade do passado, presente e absorver as possibilidades do futuro para se expressar e conviver em harmonia com o universo.
                  Todo artista, crítico de arte e historiadores  sabem que para o mundo artístico estamos oficialmente vivendo desde a segunda guerra mundial a polêmica "Arte Contemporânea", que desde 1969 a 1993, Toninho de Souza se encaixava nesse movimento universal sem parâmetros para questionar o seu posicionamento crítico como um artista do segmento da área das artes visuais.   Toninho de Souza é criador da "Arte Pós Contemporânea" ... 

Biografia resumida da trajetória deste artista brasileiro:


Ecologia universal  - Acrílica sobre cimento - 3,00 m  x 35 m  - 2018
Arte Melantucanarista - Toninho de Souza
 Centro de Diversões Norte - CONIC - Brasília - DF. Brasil.




SÍNTESE DO CURRICULUM ARTÍSTICO DE TONINHO DE SOUZA.

TONINHO DE SOUZA, nasceu em Riachão das Neves, Bahia, em 1951, é pintor, escultor, gravador, ceramista, muralista, gravador, cenógrafo, desenhista, poeta, escritor, curador e precursor da arte digital no DF.
Um artista que não teve influências em sua obra. Criou seu próprio caminho nas artes visuais no planeta terra com as linguagens da Melanciacultura, Melantucanarismo e Arte Pós Contemporânea.

PRÊMIOS E INDICAÇÕES:

1981 - Prêmio Aquisição no III Salão Naval de Artes Plásticas do DF - Brasília - DF.
1981 - Prêmio Viagem no I Salão de Artes Plásticas da Aeronáutica, organizado pela Fundação Cultural do DF.
1981 - Prêmio Aquisição - VI Salão Brasília Marinhas - Brasília - DF.
1981 - Prêmio Nominal (BRB – Banco Regional de Brasília) no IV Salão de Artes Plásticas das Cidades Satélites - Fundação Cultural do DF.
1981 - Prêmio Aquisição no IV Salão Naval de Artes Plásticas do Distrito Federal.
1981 - Medalha de Bronze no VII Salão Brasília Marinhas - DF.
1983 - 2° Prêmio de Pintura - VI Salão de Artes Plásticas das Cidades Satélites - Fundação Cultural do DF.
1983 - Medalha de Bronze - VIII Salão Brasília Marinhas - Distrito Federal.
1984 - Menção do Júri - Conjunto de Obras. “Hors-concours” - VII Salão de Artes Plásticas das Cidades Satélites - Fundação Cultural do Distrito Federal.
1986 - Medalha de Bronze no I Salão da Fundação Zoobotânica do Distrito Federal
1991 - PRÊMIO DE VIAGEM À EUROPA, (Portugal, Espanha, Franca, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Suíça, Itália e Áustria), obtido com o primeiro lugar nas 90 Horas de Pintura Contemporânea, evento nacional ocorrido no Rio de Janeiro - Barra da Tijuca, promovido pela Casa Grande Galeria de Arte, Leme Espaço Cultural e Jornal de Brasília, patrocinado pelo Banco do Brasil.
1992 - Prêmio imagem, do Concurso Nacional promovido pelo Centro Cultural da Caixa Econômica Federal sobre o tema: Pintou o Natal. O Prêmio Imagem é representativo ao primeiro lugar de cada estado, com direito a reprodução da obra em cartão de natal em todo território nacional. Brasília - Distrito Federal. 
1992 - Primeiro lugar, do Concurso de Pintura da LISTEL Brasília - DF, para a capa do catálogo telefônico do DF.
1992 - Terceiro Lugar no Concurso de Capa de Livro, promovido pela Federação Nacional de Medicina - DF.
1994 - Indicação na categoria de PINTURA no 2° Prêmio Luís Estevão de Cultura -Promovido pela Fundação Comunidade - DF. (Comissão de Jornalistas e artistas da mídia local);
1994 - Personalidade do Ano de 1994, em Sobradinho - DF.
1994 - Terceiro lugar-  PROJETO AIDS NA RUA - Performance com pintura de painel ao vivo, no dia Internacional da AIDS, realizado no Conjunto Nacional Brasília, obtendo o prêmio com a emissão de caderneta de poupança pelo Banco de Brasília
1995 - Indicação na Categoria de Escultura no III Prêmio Luís Estevão de Cultura  - Brasília (Comissão de Jornalistas e artistas da mídia local);
1995 - Prêmio Aquisição - Concurso de Escultura de Sucata - Fundação Cultural do DF e Serviço de Limpeza Urbana do DF;
1995 - Destaque Cultural de Brasília - Promovido pelo Departamento Cultural da CAESB. 
1996 - Prêmio de Destaque Cultural - Promovido pelo Jornal de Sobradinho - Brasil;
1998 - Prêmio João de Barro - Cultura. Personalidade Cultural em Sobradinho - DF. Promovido pelo jornal Oi! Comunidade – Brasil.
1998 - Destaque Cultural de Brasília (PRIMUS INTER PARES) - Fundação de Incentivo a Cultura e Câmara do Livro do Brasil Central - Brasília - DF.)   
1999 - Prêmio Excelência Cultural - Rotary Club de Sobradinho - DF; 
1999 - Homenagem Especial -Divisão de Cultura da Administração de Brasília - GDF -  DF.
2000 - Comendador, Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal, - Secretaria de Cultura Governo do Distrito Federal. BRASIL.
2002- Título de Cidadão Honorário de Brasília, outorgado pela Câmara Legislativa do DF.  
2003 - Prêmio Cultural – por destaque cultural na cidade, recebido da Administração Regional de Sobradinho – DF
2004 - COMENDA “Municipalismo em Ação” em prol do fortalecimento e reconhecimento do município, tanto no cenário Nacional e Internacional Câmara Municipal de Riachão das Neves, Dez 2004. Riachão das Neves – Bahia.
2005 - Prêmio Cultural 2005 – Divisão de Cultura - Administração Regional de Sobradinho. 2006 - Pioneiro Cidade Livre – Título recebido da Administração do Núcleo Bandeirante (aos candangos que contribuíram com garra e determinação para a fixação da cidade, que representa o berço da Capital do Brasil) – Governo do Distrito Federal – Brasília – DF.
2007 - Cidadão Sobradinhense 2007 - Pela representatividade junto à comunidade Sobradinhense - Administração Regional de Sobradinho 
2010 - Pioneiro 50 Anos de Sobradinho – Certificado recebido da Administração Regional de Sobradinho - DF
2012 - Grau de Excelência – Diploma emitido pela Sociedade Valparaisense de Artistas Plásticos de Valparaíso de Goiás – Goiás.
2017 - Medalha e Diploma de Mérito Cultural Escultor Victor Brecheret da ABRASCI - Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, evento no Auditório do Correio Braziliense.
2018 – Medalha Cruz da Referência Nacional na Sociedade Empreendedorismo, emitido pela ANCEC - Agencia Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação, da Federação das Academia de Letras e Artes do Estado de São Paulo – ALAESP.

FORMAÇÃO ARTÍSTICA:

1981 – Cria a linguagem da Melanciacultura.
1989 - Participou da Palestra Arte Contemporânea ministrada pelo Crítico de Arte Roberto Pontual - Galeria  Performance - Brasília  - DF.
1990 - Participou do Curso A Estética do Projeto Moderno - Realizado no Museu de Arte de Brasília, pelo Crítico de Arte  Marcos de Lontra Costa. Brasília - DF; Participou do Curso de Reconhecimento e Linguagem em Artes Plásticas da Universidade de Brasilia e CEF.
1991 - Participou da Palestra Arte Contemporânea, realizada na Universidade de Brasília, ministrada pelo Crítico de Arte Alemão, Christos M. Joachimedes, da Universidade Livre de Berlim. Diretor do Departamento de Artes da Universidade de Kassel;
1991 - Participou da Palestra sobre a Arte do Artista SCLIAR, ministrada pelo Crítico Marcos Lontra.
1992 - Viagem à Europa em estudos. Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Áustria e Itália em ateliês, galerias e principais museus.
1997 - Participou do Curso Arte Contemporânea - Noções Fundamentais realizado pela crítica - Lígia Canongia - Itaú Galeria de Arte - DF.
2004 - Uma visão da arte contemporânea – Alberto Beuttenmüller  
EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS:
1985 - EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL ITINERANTE -Iraque
1985 - EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL ITINERANTE - Londres - Inglaterra.
1985 - EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL ITINERANTE - Paris - França
1985 - EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL ITINERANTE - Brasil
1986 - MOSTRA DE ARTISTAS BRASILEIROS - Instituto Cultural Cabanas - México
1986 - ARTISTAS BRASILEIROS - Galeria Rafael Matos - Guadalajara - México.
1994 - EXPOSIÇÃO COLETIVA DE PINTURAS na Sede da UNESCO em Paris – França
1995 - EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE ARTE POSTAL RAÍZES DA ARTE - Jundiaí - SP - Brasil.
1996 - ELEVEN ARTISTS FROM BRASÍLIA - ABA GALLERY, Nova York - EUA.
1996 - EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE ARTE POSTAL - Joinville Cidade das Flores e das Bicicletas - Joinville - SC - Brasil.
1996 - KALEIDOSCOPES - KAVEHAZ Gallery Café - Nova York - EUA
1996 - MOSTRA INTERNACIONAL VIRTUAL DE GRAVURAS TONINHO DE SOUZA – Internet
1997 - ARTE DO BRASIL CENTRAL - Scollay Square Gallery Boston - MA. – EUA
1998 - PENÚLTIMA BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO DF DE TONINHO DE SOUZA – Internet
1998 - II PANORAMA DE ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA - Berlim – Alemanha.
2008 - VERY BRAZIL – Trewin Framery Art Gallery – Jan/Fev - Califórnia – EUA
2008 - CIRCUITO BRASILEIRO DE ARTES II – Casa do Brasil – Madrid – Espanha
2008 - I BIENAL DE ARTE CONTEMPORANEA DE CHAPINGO – México – Convidado da “Arte com Raiz em La tierra”, que aconteceu de 07/11/08 a 19/11/08, na Universidade de Chapingo – México, com 300 artistas de todo o planeta.


EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS NACIONAIS:

1983 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE PINTURAS na Itaú Galeria de Arte de Belo Horizonte - MG.
1986 - INAUGURAÇÃO DA GALERIA MARC CHAGAL GALERIA DE ARTE  - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL como convidado  - São Paulo - Capital
1986 - CORES DO PLANALTO - Itaú Galeria de Arte - Goiânia - Goiás.
1987 - CORES DO PLANALTO - Itaú Galeria de Arte Brasília - DF.
1991 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE PINTURAS na Casa de Cultura de Araguari - Araguari - Minas Gerais
1993 -  EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE PINTURAS na Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Paraná - Curitiba - PR.
1993  - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE PINTURAS na Galeria Municipal de Arte de Joinville Galeria Victor Kursancew - Joinville - Santa Catarina.
1996 - MELANTUCANARISMO - Exposição Individual no Espaço Cultural da Aliança Francesa - São Paulo - SP.
1998 -  ARTE 444 - Fundação Nacional de Arte de São Paulo - FUNARTE SP - Brasil.
2005 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL - 43º Aniversário de Emancipação Política do Município. Secretaria de Cultura Esportes Lazer e Turismo – Riachão das Neves – Bahia

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS REGIONAIS:

 1980 - Realiza a sua PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL no Serviço Social do Comércio - SESC, com temas diversos, apresentando: paisagens, figuras humanas na técnica de óleo sobre tela. Nesta mostra, lança o termo “Melanciacultura” pela primeira vez na imprensa de Brasília – DF.
1981 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Administração Regional de Sobradinho - Sobradinho - DF.
1981 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL no Ministério das Comunicações - Brasília - DF. Temas diversos.
1981 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Sala Especial CEBEM - Centro do Bem Estar do Menor em Sobradinho - DF. 
1982 - MELANCIACULTURA - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Galeria B da Fundação Cultural do Distrito Federal . Mostra que inicia  uma nova proposta com o tema desenvolvida com a técnica Acrílica sobre tela.
1982 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Itaú Galeria de Arte - Brasília - DF.
1983 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Praça das Artes do Conjunto Nacional Brasília, com a serie“Paisagens de Brasília”, pela passagem do XXIII Aniversário de Brasília.
1983 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL para inaugurar o Anselmo Galeria de Arte, no Conjunto Nacional Brasília. - DF.
1983 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na galeria B da Fundação Cultural do Distrito Federal - Brasília
 1984 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na ECT Galeria de Arte - Brasília - DF.  O artista abandona a “Melanciacultura”, e insere no contexto temático as Araras, tucanos e peixes.
1985 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Galeria do Banco Central - Brasília - DF.
1985 - FIGURAS HUMANAS - Exposição Individual no Banco Central - DF.
1985 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Art Shopping Galeria de Arte - Brasília - DF
1985 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Galeria de Arte do ParkShopping - Brasília – DF
1987 - CORES DO PLANALTO - Exposição Individual na Itaú Galeria de Arte - Brasília - DF.
1989 - PINTURAS RECENTES - Exposição Individual na La Galleria - Brasília ‘DF.
1990 - RUPTURA - Exposição Individual passagem do figurativo para a abstração, mantendo os referenciais da “Melanciacultura”, “Ararismo” e “Tucanarismo” na deformação das imagens. Cavalier Galeria de Arte. Brasília – DF.
1990 - DESENHOS – Primeira  exposição Individual de desenhos, realizado  na Galeria de Arte do Alameda Shopping em Taguatinga - DF.
1992 - ENCARANDO SUA ÉPOCA  - Exposição Individual no Espaço Cultural da Embaixada da Colômbia - Brasília – DF
1993 - 1ª. BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO DF DE TONINHO DE SOUZA
evento individual simultâneo em dez galerias do Distrito Federal:
 1) Galeria Athos Bulcão, da Fundação Cultural do Distrito Federal;
 2) Galeria Le Corbusier, da Embaixada da França, Brasília;
 3) Galeria Vincent Van Gogh, Sobradinho - DF;
 4) RT Galeria de Arte, Brasília;
 5) Kaza Galeria, Taguatinga - DF;
 6) Cavalier Galeria de Arte, Brasília - DF;
 7) Instituto Cultura Hispânica, Brasília-DF;
 8 ) Espaço Gazeta Mercantil, Brasília - DF;
 9 ) Espaço Cultural Câmara dos Deputados,  Brasília-DF ;
10) Espaço Toninho de Souza, Sobradinho - DF.
 A bienal compreendeu um total aproximado de 300 obras de artes, entre pinturas, gravuras e desenhos.
1994 - VIA SACRA  -  Museu Histórico de Planaltina – Planaltina - DF.
1995 - TONINHO DE SOUZA EM PRETO E BRANCO - Exposição Individual na Galeria Athos Bulcão - Fundação Cultural do DF. Brasília - DF.
1995 - ESCULTURAS – Primeira exposição Individual de esculturas na Le Corbusier Galeria de Arte da Embaixada da França, aonde o artista mostra pela primeira vez suas esculturas realizadas com plástico, ferro e aço.
1995 - II BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO DF DE TONINHO DE SOUZA  - Intervenções Urbanas - Composta dos seguintes eventos :
   1) Esplanada das Artes ( Intervenção com pinturas sobre papel fixadas em dez paradas de ônibus da esplanada dos Ministérios) Brasília;
   2) Pintura  Door - Arte para o Mundo  ( Intervenção  com pinturas sobre papel fixadas em dez “out doors” distribuídos em todo o DF);
   3) Pinturas - Preto e Branco (Intervenção com pinturas experimentais sobre plástico fixadas nas pilastras da Rodoviária de Brasília) ;
   4)Escultura - Arte para o Povo (Escultura de 3 metros de altura, realizada com material alternativo de plástico, montada na Rodoferroviária de Brasília);
   5) Instalação “A crise” realizada com material alternativo, plástico, tinta líquida, montada na II Feira Internacional de Cultura.  Brasília - DF,
   6) Arte Door 96 - Intervenção Urbana - Individual com 10 painéis de 3 x 9 metros nas avenidas principais próximas do Parque Ibirapuera e centro da capital de São Paulo - SP.
1997 - OBJETOS ESTRANHOS NÃO IDENTIFICADOS - Espaço Cultural do MEC. - Brasília - DF.
1997 - PENÚLTIMA BIENAL DE ARTE CONTEMPORANEA NO DF DE TONINHO DE SOUZA
1997 – Mostra de artes digitais na internet. Brasil.
1998 - VIA SACRA TROPICAL - Museu Histórico de Planaltina - Planaltina - Brasil
1998 - PINTURAS MELANTUCANARISTAS - BELISKATESSEN BISTRÔ – Brasília - DF
1999- MELANTUCANARISMO 99 - Galeria da LBV - Brasília - DF.
2000 - 2000 ANOS DE CRISTO - Museu Histórico de Planaltina - Brasil - DF.
2000 - ARTE CONTEMPORANEA - Exposição Individual - Galeria de Arte do Pátio Brasil - DF.
2000 ULTIMA BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO DF DE TONINHO DE  SOUZA - Pop Art Pós-Contemporânea, ocupando todo o terceiro andar do Shopping Pátio Brasil, transformado em espaço cultural antes de ser entregue aos proprietários.
2001 - ARTE NO SECULO 21 - Individual de esculturas e objetos na Galeria Rubem Valentim - Espaço Cultural Renato Russo. DF.
2001 - MELANTUCANARISMO a Arte que atravessou o milênio - Esculturas - Galeria Parangolé  do  Espaço Cultural Renato Russo – Secretaria de Cultura do DF -  Brasília – DF.
2001 - VIA SACRA TROPICAL – Casa de Cultura de Planaltina – DF
2001 - COR POR OPÇÃO – Individual de esculturas, pinturas e uma instalação enfocando uma sátira à “corrupção” - Set - Espaço Central do Parqueshopping -  Brasília – DF
2003 - TONINHO DE SOUZA - 35 Anos de Artes - Objetos – Museu de Arte de Brasília – DF –  MAB.
2003 - TONINHO DE SOUZA - 35 Anos de Artes - Esculturas e Pinturas - Espaço Cultural Embaixada da Colômbia - DF.
2004 - ONTEM, HOJE E AMANHà– Pinturas, esculturas e objetos – Espaço Cultural Dakar- Brasília –DF.
2005 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL - 43º Aniversário de Emancipação Política do Município. Secretaria de Cultura Esportes Lazer e Turismo –Riachão das Neves – Bahia.
2006 - OS GUARDIÕES DO CARNAVAL – Guarda-chuva, guarda-sol e as sombrinhas - Foyer da Sala Villa-Lobos – Teatro Nacional Cláudio Santoro – Secretaria de Estado de Cultura - Brasília - DF.
2007 - 50 ANOS DE BRASÍLIA – Individual no Espaço Cultural I, II, III e IV da ESPAM – Sobradinho – DF.
2007 - UMA ARTE BRASILEIRA – Individual Centro Cultural SESI – Pinturas e Gravuras - Taguatinga – DF.
2007 - MELANTUCANARISMO –  Pinturas, Esculturas e Objetos - Espaço Cultural do SESI – Taguatinga – DF.
2008 - MELANTUCANARISMO – A magia da arte na comunicação, de Toninho de Souza no Espaço Chatô no Correio Braziliense.
2008 - I MOSTRA DE ARTES DO PARK WAY - Espaço Cultural da Administração do Park Way – Brasília – DF.
2008 - ARTE BRASILEIRA – Arte Digital e Pinturas - Espaço Cultural do SESI – Taguatinga – DF.
2010 - TONINHO, 50 ANOS DE SOBRADINHO – Galeria Vincent Van Gogh – Sobradinho – DF.
2010 - MELANTUCARISMO – RETROSPECTIVA – Galeria Vincent Van Gogh – Sobradinho – DF.
2010 - 50 ANOS DE BRASÍLIA - Museu Histórico e Geográfico – Brasília – DF.
2010 -  CASA COR - Brasília – DF.
2011 - MELANTUCANARISMO – Retrospectiva – Galeria Vincent Van Gogh – Sobradinho – DF.
2016 - A ARTE PÓS CONTEMPORÂNEA DE TONINHO DE SOUZA - Espaço Chatô - Brasilia - Brasil.
2016 - TONINHO DE SOUZA - 56 ANOS DE SOBRADINHO - Galeria Vincent Van Gogh - Sobradinho - DF.
2016 - AS CORES E MOVIMENTOS OLÍMPICOS - Espaço Cultural do UniCEUB - Taguatinga - DF. 
Em 2017,  1ª Bienal Internacional de Arte Urbana de Toninho de Souza em Sobradinho-DF, com uma individual no Museu Histórico e Artístico de Planaltina.
SALAS ESPECIAIS:   

1984 -  CONVIDADO DA SALA ESPECIAL do V Salão Naval de Artes Plásticas do Distrito Federal - Brasília - DF.
1084 - CONVIDADO DA SALA ESPECIAL Convidado da Sala Especial do IX Salão Brasília Marinhas - Brasília - DF.
1986 - CONVIDADO DA SALA ESPECIAL - Convidado  Sala Especial - Salão de Artes Plásticas do Clube do Exercito - Brasília
1987 - CONVIDADO DA SALA ESPECIAL da I Exposição de Arte do CACPC da Ceilândia - DF.
1990 - ARTISTAS PREMIADOS DÉCADAS DE 80/90 - Ministério da Marinha - Brasília - DF.
2007 - CONVIDADO DA SALA ESPECIAL do XXIX Salão de Artes Riachuelo –  Comando do 7º Distrito Naval - Marinha do Brasil - Brasília - DF.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS NACIONAIS: 

1984 - CARNAVAL IN VENEZA no Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
1985  - COLETIVA DE PINTURAS - Galeria Municipal de Joinville - Joinville Santa Catarina 
1986 - VI SALÃO ANAPOLINO - Anápolis - Goiás.
1987 - COLETIVA DE PINTURAS - Galeria da Prefeitura Municipal de Campos -  Campos - Rio de Janeiro
1987 - ARTES PLÁSTICAS  “LATINO AMERICANA” - São Paulo - São Paulo.
1989 -  ARTE NA RUA - Um dia de arte em Olhos d’água – Goiás
1990 - PROJETO CONTATO - Campanha de Sensibilização sobre o problema da AIDS  (LEONILSON) - SESC - São Paulo - SP.
 1990 - EXPOSIÇÃO COLETIVA na Casa Grande Galeria de Arte - Goiânia - Goiás
 1990 - ARTISTAS DE BRASÍLIA no Centro Cultural Brasil Espanha - Curitiba - Paraná
 1990 - ARTISTAS DE BRASÍLIA no Centro Cultural Brasil Espanha - Recife - Pernambuco
 1990 - ARTISTAS DE BRASÍLIA no Centro Cultural Brasil Espanha - São Paulo - São Paulo
 1990 - ARTISTAS DE BRASÍLIA no Centro Cultural Brasil Espanha - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
 1990 - ARTISTAS DE BRASÍLIA no Centro Cultural Brasil Espanha - Porto Alegre - R S
 1990 - ARTISTAS DE BRASÍLIA no Centro Cultural Brasil Espanha - Belo Horizonte - Minas Gerais
 1990 - ARTISTAS DE BRASÍLIA no Centro Cultural Brasil Espanha - Salvador – Bahia

 1993 - “ARTISTAS DE BRASÍLIA” - Exposição Coletiva Casa Grande Galeria de Arte - Goiânia - GO.
1996 - BR-040  - Coletiva na Galeria Clube de Engenharia - Rio de Janeiro – Brasil
1997 - ARTE DO BRASIL CENTRAL - GOIÂNIA – Brasil
1997 - ARTISTAS DE BRASÍLIA - Liceu de Artes e Ofícios - São Paulo - SP.
1997 - CORES DO BRASIL - Art Gallery - São Paulo - SP.
1998 - OS ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS DE BRASÍLIA - Liceu de Arte e Ofícios São Paulo - Brasil.
2004 - VI EXPOSIÇÃO ANUAL - ARTISTAS ASSOCIADOS - Galeria Athos Bulcão - Secretaria de Cultura do DF. Brasilia - Brasil.
2005 - COLETIVA DE ACERVO do MUSEU DE ARTE DE BRASILIA - BRASIL
2005 - CORES DO CARNAVAL - Foyer do Teatro Nacional - Secretaria de Estado de CULTURA - Brasilia - DF..
2006 - VI MOSTRA ANUAL DOS ARTISTAS P. DE BRASILIA – Museu de Arte de Brasília - DF.
2006 - 90 HORAS DE CORES - Fundação Nacional de Arte - FUNARTE - São Paulo - SP. Brasil.
2008 - "O CÍRCULO" – Museu Nacional do Conjunto Cultural d a República – Brasília – DF.
2008 -  "BIENAL DE ARTES DE BRASÍLIA - UPIS" - (Uma sala com instalações – Nacional. Dez/Jan2008) - Brasília – DF
2010 -  " SEMI-CIRCULO – Museu Nacional da República – Brasília – DF.
2010 -  Acervo do MAB – Museu Nacional da República – Brasília – DF.
2010 -  Galeria Caixa Brasil. Memorial à Republica - Maceió - AL
2011 - Galeria Caixa Brasil. Caixa Cultural Rio de Janeiro - Centro- Rio de Janeiro – RJ  JAN/FEV - 150 anos da Caixa Econômica Federal.
2012 - "ARTISTAS BRASILEIROS" - Galeria do TBV - Brasilia - Brasil. Julho.
2012 - "MAB - DIALOGOS DA RESISTENCIA" -  Museu Nacional da Republica - Esplanada dos Ministérios - Brasilia - Brasil.
2013 - "SEUmuSEU EXPERIMENTOS" -  Museu Nacional da Republica - Esplanada dos Ministérios - Brasilia - Brasil. Outubro 2013/Janeiro 2014.
2013 - "O BRASIL VISTO DA CAPITAL" -  Galeria do TBV - Brasilia - Brasil. novembro.
2014 - "MELANTUCANARISMO TRIDIMENSIONAL - Toninho de Souza - "Galeria Vincent Van Gogh. Sobradinho - DF. Outubro
2014 - "O PAPEL DA ARTE BRASILEIRA NO SÉCULO XX",exposição na Galeria do TBV, Brasilia - 20 e 29 de março de 2014.
2014 - "OBJETO DE DESEJO" - Cadeiras -  Galeria do TBV - Brasilia - Brasil. Setembro.
2014 - "ETERNAMENTE FRANCISCO" -  Galeria do TBV - Brasilia - Brasil. Outubro.
2015 - "OBJETO DE DESEJO II" - Malas -  Galeria do TBV - Brasilia - Brasil. Fevereiro.
2015 - "OBRA RARA" - Guarda-Chuvas - Galeria do TBV - Brasilia - Brasil. Maio.
2015 - "CONFRONTAÇÕES" - Galeria do TBV - Brasilia - Brasil. Junho.
2015 - UMA VISÃO DA CERÂMICA BRASILIENSE - Galeria do TBV - Brasilai - Brasil - julho
2015- "ENCONTRO DE CORES ALEGRES "  Toninho de Souza e Maldonado Diaz.
Art Gallery Brazil, Set.
2015 - "ARTISTAS INTERNACIONAIS" Galeria Vincent Van Gogh.
Sobradinho - DF. Outubro.
2015 - "TONINHO DE SOUZA E OS ARTISTAS DO MUNDO" - Galeria do TBV, nov.
2015 - "A MAGIA DO NATAL" Galeria do TBV, Brasilia - Brasil - Dez.
2015/2016 BRASILIA 12 ATELIÊS-Caixa Cultural Brasilia- nov 2015/Jan 2016. Brasilia-DF.
2016 - BRASILIA EM PRETO E BRANCO - Galeria do TBV,Brasilia - Brasil. maio.
2016 - BRASIL, FINLÂNDIA E PORTUGAL UNIDOS PELA ARTE - Toninho de Souza e Cisela Bjork - Galeria do TBV -Julho. Brasilia - Brasil.
2016 ARTE NA VILA - Convidado Especial - Galeria  Studio Art M D`Azevedo - Vila Telebrasília - Asa Sul - Brasilia - DF.
2019 - 2ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE URBANA DE TONINHO DE SOUZA  , Teatro de Sobradinho-DF, com uma coletiva de 16 artistas



Você que é fã do artista, ou está estudando sua obra de arte, neste link você terá informações complementares da VIDA E OBRA DE TONINHO DE SOUZA .



Ecologia universal  - Acrílica sobre cimento - 3,00 m  x 35 m  - 2018
Arte Melantucanarista - Toninho de Souza
 Centro de Diversões Norte - CONIC - Brasília - DF. Brasil.



Comentários