INSTALAÇÃO DE ARTE - SÉCULO XX - TONINHO DE SOUZA ![]() |
Tapete Mágico - INSTALAÇÃO - 1995 - TONINHO DE SOUZA - ARTE EFÊMERA. |
I
Por Anthony Brunner,
O consagrado artista plástico baiano multimídia (pintor, escultor, fotógrafo, desenhista, gravurista, poeta, artista-curador, cenógrafo, etc) e idealizador também de "performances" e "Instalações" é conhecido no meio artístico da Capital Brasileira, como Toninho de Souza. Nem todo mundo sabe que ele começou sua trajetória artistica em 1969 com trabalhos de pintura guache sobre cartão em uma exposição no Ginásio da Quadra 04, de Sobradinho, aonde ele estudava. Antes da exposição ele pintava com lápis de cor e tinta nanquim sobre papel comum.
A primeira tela foi em 1970, quando estava servindo o exército e fez em sua hora de descanso de trabalho de guarda. Sua produção artistica experimental amadora foi até 1978 com varias técnicas de pintura a óleo sobre tela. A sua experiencia precursora no Distrito Federal com tinta acrílica foi no início da década de 80, e se destacou na arte do Distrito Federal na mesma década.
O termo "Instalação na arte", nas artes plasticas teve seu inicio na década de 60, quando o artista ainda não tinha contato com a pintura à óleo e nem sabia o que era instalação de arte como expressão artística. Afinal, ele ainda estava com lápis de cor e nanquim...
No Distrito Federal os primeiros trabalhos de "Instalação" eram produzidos por artistas oriundos de universidades de artes que tinham acesso a história da arte internacional e aplicavam nos espaços das universidades, dos espaços alternativos de arte e galerias públicas da cidade em meados da década de 80, que absorviam esta tendencia modernista de arte naquele período. Eram raros os artistas que desenvolviam este tipo de arte na Capital Brasileira naquele período.
Toninho de Souza sempre foi um artista inquieto, irreverente em sua trajetória artistica, não se conformava em se expressar somente na pintura. Buscava todas as alternativas que as artes visuais lhe proporcionava na pintura a óleo, na acrílica e na técnica mista; desenho com lápis, nanquim, guache e aquarela foram sempre seus recursos de rascunhos de criação de obras de artes, para diminuir o custo de produção até chegar no resultado definitivo. Em um segundo momento, já conhecido como artista da pintura, ele foi absorvendo novas modalidades de expressões artísticas e experimentou pintura fria em cerâmica em um determinado ano; incorporação de objetos para expressar sua arte e partiu também para esculturas em ferro, plastico, pedra, concreto e aço.
Tapete Mágico - INSTALAÇÃO - 1995 - TONINHO DE SOUZA - ARTE EFÊMERA.
|
As instalações de arte na década de 80, ainda não tinham sido incorporadas em suas pesquisas, apesar de absorver a ideia de trabalhos dessa categoria em suas visitas a Bienal Internacional de São Paulo, em busca de novas linguagens nas artes visuais de nosso país e no mundo por artistas atuantes e reconhecidos pela crítica contemporânea.
![]() |
FIO DENTAL (DETALHE) - INSTALAÇÃO - 1995 - TONINHO DE SOUZA - ARTE EFÊMERA. |
Mas, em sua trajetória, as oportunidades surgem em convites inesperados por promotores culturais em busca de novidades para apresentar ao público amante da arte e também por projetos de intervenção pública com objetivos de denúncias de corruptos políticos no país.
E neste contexto, temos a primeira participação coletiva na execução de uma "instalação artistica" de uma pizza de 12 metros de diâmetro, realizada em frente à rampa do Congresso Nacional, questionando o desenrolar da CIP da Máfia do Orçamento do Brasil. A Instalação Artística 'No Brasil Tudo Acaba em Pizza", saiu na capa dos grandes jornais nacionais tais como: O Globo, Zero Hora, O Estado de Minas e Jornal de Brasília.
A instalação que gerou a mídia sensacionalista nos grandes jornais, foi produzida com jornal velho, e os artistas vestiram à caráter para idealizar a performance e também a instalação da pizza de arte com ingredientes pintados estilizados com tinta acrílica sobre o jornal.
E neste contexto, temos a primeira participação coletiva na execução de uma "instalação artistica" de uma pizza de 12 metros de diâmetro, realizada em frente à rampa do Congresso Nacional, questionando o desenrolar da CIP da Máfia do Orçamento do Brasil. A Instalação Artística 'No Brasil Tudo Acaba em Pizza", saiu na capa dos grandes jornais nacionais tais como: O Globo, Zero Hora, O Estado de Minas e Jornal de Brasília.
![]() |
Capa de O GLOBO, 12/05/1994. (divulgação) |
A obra de arte foi idealizada e executada em grupo, pelos artistas Omar Franco, Tarciso Viriato, Hamilton Gondim, Jefferson Braga e Toninho de Souza.
A sua segunda investida nas Instalações, já de criação individual, foi em 1995, na sua 2ª Bienal de Arte Contemporânea no DF de Toninho de Souza -1995, com uma instalação intitulada "A Crise", realizada com material alternativo, tintas coloridas em estado líquido, derramadas em grande quantidade sobre plastico, em quantidade suficiente para não secar, que foi montada na II Feira Internacional de Cultura, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e da Instalação denominada "Entrou Pelo Cano...", instalada na Entrada Principal da Rodoferroviária de Brasília, local de passagem de todos os viajantes interestaduais que chegavam na Capital Brasileira.
![]() |
Entrou Pelo Cano - Instalação de Arte - Entrada Principal da Rodoferroviária de Brasília - 2ª Bienal de Arte Contemporânea de Toninho de Souza -1995 Artista: Toninho de Souza |
A terceira ainda em 1995, uma experiencia das mais importantes em sua carreira na categoria de instalações, foi o convite para idealizar 3 (três) ambientes na Ala de Expansão do Parkshopping com instalações de arte. Momento em que o artista tem que criar com ambientes distintos, sendo uma futura Perfumaria, uma loja de Tapetes e uma de Peças Intimas. As instalações teriam que induzir o visitante a descobrir através da arte idealizada qual o produto principal da empresa que iria ser montada naquele ambiente em estado cru, com tijolos de concreto aparente com sua estrutura inacabada.
![]() |
PACOTE PERFUMADO - INSTALAÇÃO - 1995 - TONINHO DE SOUZA - ARTE EFÊMERA. |
E assim, Toninho de Souza idealizou a Instalação Pacote Perfumado, a Instalação Tapete Mágico e a Instalação Fio Dental, para atender a exigência do tema proposto na realização das obras. O conceito de uma instalação é a apropriação de diversos materiais (objetos ou artes diversas) para contar uma história... ou passar uma mensagem ao público visitante ou apreciador da obra de arte.
![]() |
PACOTE PERFUMADO - INSTALAÇÃO - 1995 - TONINHO DE SOUZA - ARTE EFÊMERA. |
A Instalação poderá ser uma arte efêmera, ou ser remontada em outro local com a mesma estrutura de mensagem.
Depois do encanto quebrado, e a boa resposta do público, tendo inclusive recebido a visita na Instalação Fio Dental da Modelo Adriene Galisteu, onde tirou uma foto com o Artista Baiano, para documentar aquela visita ilustre da representante feminina da beleza brasileira naquela mostra.
![]() |
500 ANOS DE SECA NO BRASIL (DETALHE) - INSTALAÇÃO - 1995 - TONINHO DE SOUZA - ARTE EFÊMERA. FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA |
Toninho de Souza foi mais além, e em 1997, preparou sua Instalação de maior aceitação pública e que gerou outras montagens dentro da mesma filosofia de denuncia e mensagens de motivação e reflexão pessoal e humanitária. A instalação "Os 500 Anos de Seca no Brasil " uma instalação composta de 50 latas de 18 litros com textos sobre os problemas da seca no pais dentro das latas para serem lidos e cada cidadão fazer sua reflexão sobre o assunto, com um tambor no final da fila de latas, composto internamente com um espelho onde estava todas as respostas das 50 reflexões sobre a crise da seca no pais, colocadas pelo Artista idealizador da obra.
![]() | |
|
O sucesso da mostra foi tamanha, que foi convidado a remontar a mesma instalação na Reitoria e na Entrada do Restaurante da UnB. Outros Diretores de colégios públicos da Asa Sul e Norte solicitaram a remontagem da instalação no pátio das escolas naquele mesmo ano.
Comentários
Postar um comentário