BUMBA MEU BOI DE SEU TEODORO - SEDE EM SOBRADINHO DF


BUMBA MEU-BOI DE SEU TEODORO - SEDE EM SOBRADINHO DF



Arte Efêmera  - Mísseis Tambor de Crioula, Cacuriá e Bumba-Meu-Boi - Escultura em ferro pintado. Material reciclado - 60 x 60 x 300 cm - 2000 - Autor: Toninho de Souza
 Centro de Tradições Populares Bumba-Meu-Boi de Seu Teodoro Freire
Artes Efêmeras



Por  Anthony Brunner,


                              Fazer arte efêmera, parece que seja uma das facetas do consagrado escultor Toninho de Souza.                                

                     Sua participação profissional como pintor começou em 1969, e o interesse pela escultura começou em 1990, em um concurso do SLU e Secretaria de Cultura do DF. A partir desta participação, Toninho começou a pesquisar soluções que tivesse relação com sua pintura e conseguiu fazer sua primeira individual de Esculturas em 1995, com a individual na Galeria Le Corbusier, da Embaixada da França em Brasília.


                               Arte Efêmera  - Mísseis Tambor de Crioula, Cacuriá e Bumba-Meu-Boi 
                Esculturas em ferro. 60 x 60 x 300 cm - 2000 - Autor: Toninho de Souza
 Centro de Tradições Populares Bumba-Meu-Boi de Seu Teodoro Freire
Artes Efêmeras


                     


                      Toninho de Souza idealizou uma instalação de Mísseis do Século XX, composto de seis esculturas de quatro metros de altura, elaboradas com tambores pintados com tinta acrílica interligados um ao outro que montou na 18ª Feira do Livro de Brasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade em 1999.                           

                                Depois que acabou o evento da feira do livro, Toninho de Souza tinha que dar uma destinação aos mísseis.

                          Em um primeiro momento, ficaram instalados ao redor do seu Atelier em Sobradinho. Porém, como houve interesse por parte do Seu Teodoro, Presidente e criador do Centro de Tradições Populares Bumba-meu-boi de Sobradinho, que era amigo de Toninho de Souza, pois quando ele era criança, seu Teodoro morava no Conjunto B da  Quadra 4, onde o artista morava quando adolescente. 




  Arte Efêmera  - Mísseis Tambor de Crioula, Cacuriá e Bumba-Meu-Boi -
 Escultura em ferro pintado. Material reciclado - 60 x 60 x 400 cm -2000 -
 Autor: Toninho de Souza
 Centro de Tradições Populares Bumba-Meu-Boi de Seu Teodoro Freire






                      O Artista atendeu ao pedido do Seu Teodoro, e transformou em uma grande instalação de esculturas no espaço de entrada do Centro de Tradições Populares Bumba Meu Boi, na Quadra 15 - Sobradinho - DF. Os temas desenvolvidos : Bumba meu Boi, Cacuriá e Tambor de Crioula, danças tradicionais do Centro de Tradições populares. 

Infelizmente como as obras não foram preparadas  internamente para receber água da chuva, com o tempo foi corroendo por dentro e começaram a apresentar ferrugens que não foram restauradas e por fim, alguns acidentes de veiculos e desmontagens para fazer eventos no local, as peças foram sendo prejudicadas e sem o restauro foram sacrificadas para o entulho de ferro velho. 

                     As Instalações de esculturas mísseis de arte Bumba-Meu-Boi, Cacuriá e Tambor de Crioula eram seis de 3 metros de altura e 5 de 4 metros de altura.  As obras foram pintados com tinta acrílica semi brilho. Em uma restauração o artista tinha sugerido pintar com esmalte sintético para dar maior durabilidade e aplicação de verniz.  O Centro de Tradições Populares pretende resgatar a obra de instalações em um futuro próximo, até porque a obra foi idealizada quando o Seu Teodoro ainda era o Presidente da Instituição.  Seu filho, Guarapiranga tem interesse na recuperação, porém esta aguardando recursos para viabilizar o projeto de recuperação de todas as obras danificadas quando da retirada das obras do local instalado.



  Artes Efêmeras  - Mísseis Tambor de Crioula, Cacuriá e Bumba-Meu-Boi - Escultura em ferro pintado. Material reciclado - 60 x 60 x 300 cm - 2000 e 60 x 60 x 400 cm - 2000
 Autor: Toninho de Souza
Centro de Tradições Populares Bumba-Meu-Boi de Seu Teodoro Freire

Comentários