MELANCIACULTURA EM TAPUME DE OBRAS - TONINHO DE SOUZA - BRASÍLIA

MELANCIACULTURA EM TAPUME DE OBRAS  - TONINHO DE SOUZA - BRASÍLIA 



  Arte Efêmera  - ARARAS DA MELANCIACULTURA - TAPUME DE OBRAS - TONINHO DE SOUZA
CRUZEIRO - BRASILIA - DF



Por Octávio Lacerda,  


 Um precursor da Arte Urbana Contemporânea da Geração 80 em Brasília, talvez seja a denominação para o Artista Baiano Toninho de Souza que era um dos integrantes do Grupo "Os Coloristas" que atuaram na Capital Brasileira de 1986 ao ano de 1990, quando encerraram a união com uma itinerante nas principais Capitais do Brasil      (Brasília, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul nos espaços culturais da Cultura Hispânica).  Os Coloristas famosos de Brasília na Geração Oitenta eram os artistas Anselmo Rodrigues, José Maria, Luiz Costa, Omar Franco e Toninho de Souza.


  Arte Efêmera  - ARARAS DA MELANCIACULTURA (Lado Esquerdo)  - 
TAPUME DE OBRAS - TONINHO DE SOUZA / (Lado Direito arte de OMAR FRANCO)   CRUZEIRO - BRASILIA - DF 



 Este Grupo surgiu espontaneamente com o objetivo de mostrar para o Brasil que em Brasília tinha artistas plásticos atuantes na Capital Brasileira. A denominação "Os Coloristas" foi dada pela imprensa local, devido a profusão de cores utilizada por cada artista componente do grupo nas dezenas de mostras realizadas na cidade e outras cidades do Brasil, ocupando todos os espaços culturais disponíveis,  galerias publicas, particulares e intervenções urbanas em instituições educacionais, sociais e canteiros de obras. 



  Arte Efêmera  - ARARAS DA MELANCIACULTURA - TAPUME DE OBRAS - 
TONINHO DE SOUZA -CRUZEIRO - BRASILIA - DF




 Toninho de Souza, naquele período já era conhecido da mídia local, por causa da sua linguagem da Melanciacultura,  e no início de 1990, foi convidado pela Agencia Ratto Propaganda para pintar um tapume de obras com 292 m²  em pleno Centro do Plano Piloto, em frente ao Hospital Sarah Kubitschek, no Setor de Rádio e Televisão Sul, no canteiro de obras do Edifício Assis Chateaubriand. 


  Arte Efêmera  - ARARAS DA MELANCIACULTURA - TAPUME DE OBRAS - 
TONINHO DE SOUZA - ASA NORTE - BRASILIA - DF



O convite não foi por acaso.  Os Coloristas realizavam pinturas de muros de escolas, bibliotecas, praças públicas  e tapumes de obras pela cidade em projetos culturais de arte urbana.


  Arte Efêmera  - ABSTRAÇÃO DA MELANCIACULTURA - 
TAPUME DE OBRAS  TONINHO DE SOUZA - Foto: TS
 SETOR DE TELEVISÃO SUL  - BRASILIA - DF 



Com a experiencia em intervenções de tapumes de obras, Toninho de Souza teve a ideia de usar a arte em Paradas de ônibus, um projeto que foi implantado em 1991, na cidade de Sobradinho - DF, com artistas daquela cidade.


  Arte Efêmera  - ARARAS DA MELANCIACULTURA - TAPUME DE OBRAS - 
TONINHO DE SOUZA -ASA NORTE - BRASILIA - DF

Comentários