Auto Retrato - Arte Pós Contemporanea - Arte Digital Toninho de Souza |
Mural Ecológico - Arte Urbana - Acrílica sobre cimento - 280 cm x 3500 cm Toninho de Souza - Boulevard Center - Conic - Brasilia - DF. |
No momento que os professores cultuam em sala de aula o interesse das crianças em desenvolver projetos de releitura com obras de artistas renomados de nosso país, isto implica na possibilidade de um maior interesse quando estas crianças se tornarem adultas a ter uma maior sensibilidade a adquirir ou a visitar galerias e museus de artes para o aquecimento do mercado e da memória cultural do país e até o surgimento de novos artistas das artes visuais para não acontecer o desaparecimento dessa classe artística.
Arte da fase da Melanciacultura - 1989 - AST. Toninho de Souza |
Na minha opinião, um dos fatores que prejudicou o seguimento das artes visuais nos últimos 20 anos no Brasil foi o desaparecimento dos salões anuais de relevância regional e dos nacionais que aconteciam pelo Brasil, produzidos pelo poder público da área cultural, onde selecionavam as melhores obras e destacavam os gênios das artes visuais em cada estado brasileiro com a presença de profissionais e críticos de artes de grande credibilidade pela classe artistica brasileira e internacional para selecionar as obras concorrentes e que impulsionava o surgimento de novos artistas e do aperfeiçoamento de cada artista para conseguirem ter suas obras selecionadas e premiadas em cada salão ou bienal de arte.
Arara Azuis - Arte Pós Contemporânea - Arte Digital mista Toninho de Souza |
É importante frisar que os prêmios estipulados para os principais artistas selecionados e premiados eram de aquisição das obras, prêmios nominais, prêmios de viagem ao pais e ao exterior e menções honrosas para motivação do artista a participar de novos concursos e chegarem ao prêmio máximo com incentivo monetário para cobrir os custos de criação, produção, valorização dos direitos autorais de imagem da obra durante a exposição pública da mesma durante a realização do evento.
Cabeça de Arara - ASM Toninho de Souza |
Araras nos Paraíso Tropical .AST. 200 cm x 300 cm Acervo LBV. |
A Arte na Escola surge como uma nova esperança da sensibilidade humana para as artes visuais que não pode chegar ao caos cultural pelo declínio e a falta de novos artistas em nosso continente.
Perfil do Brasileiro - Arte Pós Contemporânea - Arte Digital - Toninho de Souza |
Baiana com frutas - 50 x 60 cm - AST Toninho de Souza |
O renomado artista baiano Toninho de Souza tem sido um dos artistas requisitados pelas escolas brasileiras para projetos de releitura por sua obra expressar a verdadeira brasilidade e possuir todas os espectros de cores que sensibilizam as crianças e adolescentes ao apreciar as suas milhares de obras produzidas em todas as categorias das artes visuais como pintura, desenho, mosaico, escultura, objeto, cerâmica, fotografia, instalação, arte urbana e arte digital todas autênticas e representativas dos movimentos artísticos da Melanciacultura, Melantucanarismo e da Arte Pós Contemporânea de sua autoria. Toninho de Souza se considera um artista universal representando o seu pais e para ele a "Arte é o Alimento da Alma".
Arte Pós Contemporânea - Digital Toninho de Souza |
O Artista baiano Toninho de Souza em 1996, participou independentemente e paralelamente nas principais avenidas que davam acesso a 23ª Bienal Internacional de São Paulo que naquele ano estavam no terceiro andar da Bienal, nada menos que obras de Pablo Picasso, Goyas, Klees, e o baiano Rubem Valentim. E assim, Toninho de Souza aproveitou para realizar suas "Intervenções Urbanas - Melantucanarismo pela mostra "Arte Door 96 - Arte para o Mundo nas Ruas de São Paulo " que aconteceu de 1º a 15 de outubro de 1996, composta por 10 painéis pintados com tinta acrílica industrial sobre suporte de papel nas dimensões de 3 metros de altura por 9 metros de comprimento.
Melantucanarismo |
Das 10 obras criadas, 4 (quatro) eram da fase do Melantucanarismo e as restantes estavam homenageando o Centenário do Artista Alfredo Volpi e ainda os artistas estrangeiros que admira, como Pablo Picasso, Malévitch, Mondrian, Frank Stella e Van Gogh. Os murais foram criados dentro da composição de cada artista homenageados com a inserção de seus elementos prediletos como a melancia, arara e tucanos de forma abstrata na linguagem do melantucanarismo. Os murais de arte urbana da década de 90, uma categoria de arte efêmera que ficou apenas 15 dias em exposição pública nas principais avenidas de São Paulo, paralelas a realização da 23ª Bienal de São Paulo, só existem em registro fotográfico no Museu Internacional de Arte Efêmera . Segue abaixo abaixo para apreciação de seus fãs. Toninho de Souza é um artista brasileiro que realizou o último "ISMO" (Melantucanarismo) do século XX. Conheça o livro de sua autoria: "Toninho de Souza por Toninho de Souza - Da Melanciacultura ao Melantucanarismo - 292 páginas - Editado em 2005 pela LGE, disponível na internet para pesquisas.
Arte Door 96 - - São Paulo - SP Homenagem ao Centenário Alfredo Volpi por Toninho de Souza Tinta Acrílica Industrial sobre papel AP - 3,00 m x 9, 00 m - 1996 Foto: Toninho de Souza |
Arte Door 96 - São Paulo - SP - Homenagem ao Pablo Picasso por Toninho de Souza Tinta Acrílica Industrial sobre papel AP - 3,00 m x 9, 00 m - 1996 Foto: Toninho de Souza |
Arte Door 96 - - São Paulo - SP Homenagem ao Malévitch por Toninho de Souza Tinta Acrílica Industrial sobre papel AP - 3,00 m x 9, 00 m - 1996 Foto: Toninho de Souza |
|
|
Comentários
Postar um comentário