PICHAÇÃO QUE VIRA ARTE NA ESCOLA...

ARTE URBANA (detalhe)  - ESCOLA CLASSE 13 SOBRADINHO II - Autor: Toninho de  Souza




Por Octávio Lacerda,







                  TONINHO DE SOUZA é um artista plastico baiano consagrado que está radicado em Sobradinho. Tem uma trajetória nacional e internacional nas artes visuais.  Em sua trajetória artistica de meio século de arte, só falta participar da Bienal Internacional de São Paulo que surgiu pela primeira vez no Brasil, no mesmo ano que ele nasceu em Riachão das Neves, Estado da Bahia.  

  Este baiano, conseguiu almejar todos os prêmios e títulos que um artista plastico sonha em receber por uma trajetória na arte universal.  Se deseja conhecer os títulos recebidos basta visitar sua biografia que está disponível em vários sites na internet ou instituições de cultura que documentam artistas brasileiros.



                 

                  Personalidades brasileiras e internacionais são colecionadores deste artista.  Hoje, representa um dos artistas mais conhecidos de seu estado e uma referência em sua cidade e na cidade natal baiana onde foi homenageado pela Câmara Legislativa, mesmo sem ter morado + de dez meses quando nasceu. Mas, o artista leva o nome da cidade com muito orgulho aonde realiza suas mostras de arte nacionais e internacionais.
                   Em meados do século XIX, surgiu  o movimento Impressionista, onde Claude Monet se destacou com o Impressionismo, e no início do Século XX, artistas como Georges Braque e Picasso criaram o Cubismo, e o poeta e escritor André Breton defendia o Surrealismo onde Salvador Dali e Juan Miró se destacaram. No final do século XX, no Brasil, Toninho de Souza criou o Melantucanarismo, linguagem artistica que tinha como objetivo buscar a essência da arte universal, já que os artistas que o antecederam criavam inúmeros movimentos de artes para se expressarem com liberdade de expressão e sempre negando as linguagens anteriores em seus manifestos públicos em defesa do movimento. No Século XXI, Toninho de Souza batiza sua busca da essência da arte universal como Arte Pós Contemporânea. 





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                  A escola Centro de Ensino 13, de Sobradinho II, por duas vezes convidou o Artista para proferir palestra no pátio da escola, considerando que Toninho de Souza é um artista referência nas artes visuais no Distrito Federal e mora em Sobradinho. A escola sempre adotou a pintura de murais no muro da escola para conscientizar os alunos o gosto pela arte.  Em determinado ano, o muro da escola teve o muro pintado de branco e no dia seguinte estava todo pichado por traços  indecifráveis de um pichador anônimo, conhecido apenas por seus pares que o identificam pela forma de se expressar com suas pichações em muros da cidade.



   
ARTE URBANA  EM CRIAÇÃO (detalhe)  - ESCOLA CLASSE 13 SOBRADINHO II - Autor: Toninho de  Souza
(Os traços pretos são as pichações deixadas pelo pichador)



                  A Diretora da Escola pediu apoio da Administração Regional da cidade, que indicou o artista Toninho de Souza para idealizar um mural em substituição aos traços colocados em toda extensão frontal do muro da escola.





ARTE URBANA  EM CRIAÇÃO (detalhe)  - ESCOLA CLASSE 13 SOBRADINHO II - Autor: Toninho de  Souza
(Os traços pretos são as pichações deixadas pelo pichador e as coloridas acrescidas por Toninho de Souza)


  


                  Toninho de Souza é considerado um precursor de arte urbana na Capital Brasileira utilizando pinceis, rolinhos de pintura  e técnicas mistas.
                  O artista ao receber o pedido da Diretora sugeriu não apagar os traços deixados pelo pichador, mas, utiliza-los como elementos componentes do mural que seria criado por Toninho. E assim, foi feito.


ARTE URBANA - MURAL COMPLETO - ESCOLA CLASSE 13 SOBRADINHO II - Autor: Toninho de  Souza



                  Todos os traços da pichação ficaram intactos e o artista inseriu seus elementos chaves em toda composição da obra. O resultado esta na imagem fotográfica acima, que é um detalhe de todo o mural.

Comentários

  1. Qual a desvantagem de se pintar uma arte urbana em uma cidade sem cultura?
    É que fatalmente ela será uma ARTE EFÊMERA...

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  2. Acho que pela primeira vez, uma pichação foi respeitada pelo artista. Usando-a como elemento da obra de arte. Valorizando o trabalho do pichador. Acredito que ao ter sua pichação preservada e sendo transformada em obra de arte, ele poderia até pensar: -"Eu poderia ter feito uma obra de arte e ganhar dinheiro com o resultado da minha arte, e no futuro, ser um grande artista consagrado em meu país.".

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